Loomade|Buscapé

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Por que o futebol tem tanto 4-3-3?

Esqueça a famosa duas linhas de 4. Esqueça jogar no 5-4-1. Esqueça que volante só serve pra roubar bola e dar chutão.

Lembre-se do belo futebol ofensivo. Todos gostam de ver um futebol bem jogado, para cima, com belos gols.
Nosso futebol brasileiro se rendeu a isso. A bela formação quando se ataca do 4-3-3.

Mas isso vem acontecendo a poucos anos, pois há algum tempo, o futebol retranca mandava no mundo.

Muitos times foram campeões por causa de sua boa defesa. Exemplo disso foi o Tri campeão brasileiro São Paulo, o time do Corinthians comandado pelo Tite, que foi campeão da Libertadores e Mundial jogando assim. Luxemburgo jogando assim com alguns times como o Santos de 2007 foi campeão, Chelsea e Inter de Milão conseguiram segurar na retranca o todo poderoso Barcelona para então conquistar a Europa.

Mas o destaque do futebol ofensivo tem sido maior, graças ao time do Barcelona, que com seus três atacantes, em muitas temporadas tem sido vitoriosos.

Hoje podemos citar vários times com três atacantes: Barcelona (Messi, Suarez e Neymar) Real Madrid (Bale, CR7 e Benzema) Bayer de Munique (Lewandoviski, Robben e Ribery) Man. United (Rooney, Di Maria e Van Persie), e no Brasil alguns times também usam a formação 4-3-3.

A tendência de um futebol ofensivo vem normalmente do campeão da Copa do Mundo, ou seja, em 2006 quando a esquadra Azzura ganhou, e ganhou por causa de sua defesa, sendo o Zagueiro Canavarro o melhor do mundo naquele ano, e alguns anos antes deles e alguns times antes deles, como a Alemanha da final contra o Brasil e 2002, jogavam sempre privilegiando a defesa, ou seja, tomando poucos gols, mesmo que isso significasse fazer poucos também.

Mas de 2006 em diante, o Barcelona foi à contramão da maioria, pois com seu trio de ataque Ronaldinho Gaúcho, Henry e E'too, formavam um forte ataque. Mesmo assim times italianos como Milan e Inter, que privilegiavam a retranca ainda estavam em destaque na época.

A partir do momento que Messi surgiu como um dos melhores jogadores da historia, isso mudou. A Itália desapareceu do cenário internacional, o Barcelona com seus trios de ataques fortes, e com volantes como Xavi e Iniesta, que não apenas desarmavam, mas jogavam muita bola, começou a ganhar tudo. O ápice do time do Barcelona não foi as Ligas dos Campeões conquistadas, mas sim, ser à base da Seleção Espanhola, que levou a Copa do Mundo de 2010, fazendo o mundo da bola se render ao Tik-Tak catalão/espanhol.
Assim também a Alemanha campeã em 2014, jogou um belo futebol, onde ate seu goleiro jogava como um líbero, sempre com boas saídas com os pés.

A fase impressionante do Barcelona fez que se decretasse o fim da retranca, ou seja, vários treinadores do mundo inteiro estão mudando suas opções táticas para poder vencer os jogos de forma ofensiva. 

Mas quase tudo poderia ter mudado este ano para pior. A Juventus de Turim, que joga de forma mais defensiva e pragmática, caso tivesse ganhado a UCL, poderia se tornar um novo marco na historia dos esquemas táticos, e lá estaríamos novamente nos de volta com a retranca, afinal se o campeão do principal campeonato de clubes do mundo joga assim, todos devem jogar assim, pensam a maioria.

Particularmente gosto de ver um futebol bem jogado, e caso a Velha Senhora fosse campeã, tudo isso poderia mudar, e para o bem do futebol, foi melhor a vitoria do Barcelona, pois assim vai ser manter a historia que o melhor time do mundo joga no 4-3-3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário